O IA na Noite Europeia dos Investigadores 2021

A Terra vista do Espaço

Da Terra para o Espaço, as atividades do IA enquadram-se nos desafios das duas iniciativas NEI deste ano – ciência para o clima, e ambiente e sustentabilidade. Entre a oferta online e atividades presenciais no Planetário do Porto, em Lisboa e Coimbra, no programa do IA haverá ação e conhecimento.

24 de setembro, sexta-feira


COIMBRA

Observações astronómicas: a diferentes tempos e perspetivas

16h00 – 23h00
Local: Terreiro da Erva

Júpiter
Júpiter ao telescópio. (Créditos: Rochus Hess, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Observações astronómicas com telescópios, uso do astrolábio, do quadrante e do anel náutico, na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC).

Durante o dia, observar-se-ão manchas solares no Sol, caso estejam visíveis, com um telescópio equipado com um filtro solar. Mostrar-se-á como se usava o anel náutico para determinar a altura do Sol.

Durante a noite, caso as condições meteorológicas o permitam, observar-se-ão estrelas, constelações, o planeta Júpiter e o planeta Saturno. Mostrar-se-á como se utilizava o astrolábio e o quadrante para determinar a latitude.

 

PORTO

Poluição luminosa

A partir das 21h00
Local: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
Sujeito a inscrição.

Poluição luminosa

Como é que a poluição luminosa afeta a Astronomia e o nosso dia-a-dia? A tertúlia “O fim do céu escuro”, por Luís Lopes, é o início de uma noite no Planetário do Porto com jogos, sessões de planetário imersivas e observações com telescópios. Conheça o programa

Acesso mediante inscrição.

 

LISBOA

Observação noturna com telescópios

19h30 – 23h00
Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Venha observar pelo telescópio alguns dos objetos celestes visíveis nesta noite. Sujeito às condições meteorológicas.

 

ONLINE

Quiz planetário: Não há outra casa como a Terra

20h30 – 21h15 
Local: online no canal do IA no YouTube, ou no Facebook

Quiz planetário: Não há outra casa como a Terra

Com perguntas e desafios, conduzidos por jovens investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), vamos percorrer o Sistema Solar e ir ainda mais além, apenas pelo prazer de sentir o alívio de regressar à Terra.

Sessão online centrada num conjunto de perguntas e desafios na forma de quiz. Bárbara Soares e José Silva, investigadores no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), irão comentar e explicar os desafios colocados à assistência e responder a perguntas, numa sessão que pretende mostrar como a Terra reúne condições ótimas para a vida como a conhecemos, e que são praticamente ausentes, ou demasiado longínquas, nos outros mundos até agora conhecidos.

Participe online no canal do IA no YouTube, ou no Facebook.

 

25 de setembro, sábado


ONLINE

Clima espacial: Tempestade em órbita

21h30 – 23h00
Local: online no canal do IA no YouTube, ou no Facebook.

Clima espacial: Tempestade em órbita

O Sol, esse tranquilo disco no céu azul, é por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica. Investigadores do IA irão responder às perguntas do público numa sessão dedicada ao “clima espacial”.

Ocasionalmente, a maior atividade da nossa estrela constitui uma ameaça. Pode afetar vidas humanas e sistemas eletrónicos em órbita, e, mesmo à superfície da Terra, perturbar redes de energia e de comunicações, com impactos sociais e económicos no nosso dia-a-dia.

A atividade do Sol e as suas consequências é designada por Clima Espacial. Quão vulnerável às tempestades solares está a nossa sociedade altamente tecnológica? Como se faz a previsão do clima espacial? Que estratégias existem para mitigar a ocorrência de fenómenos extremos da atividade solar? O que podemos fazer para não sermos surpreendidos?

Em mais uma sessão da rubrica mensal Universo Online e através das perguntas do público, Teresa Barata e Ricardo Gafeira, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), irão oferecer uma perspetiva do que se está a fazer em Portugal e no mundo nesta área.

Participe online no canal do IA no YouTube, ou no Facebook.


Consulte informação sobre as iniciativas Noite Europeia dos Investigadores e NEI-Ciência Viva.

Partilhe

Entrada livre


Inscrição

Para o programa presencial no Planetário do Porto, é necessária inscrição online.

Localização

Porto, Lisboa, Coimbra e online
PORTO
Planetário do Porto
Rua das Estrelas
T. +351 226 089 800

LISBOA
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica 56/58

COIMBRA
Terreiro da Erva, Coimbra

ONLINE
Canal do IA no YouTube