Arqueologia Galáctica e os salteadores dos infindáveis tesouros da Via Láctea

Com a série O Universo Online, o IA continua a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a participar.


Sessão online com apresentação e perguntas e respostas.

Tal como as demais galáxias, este enorme conjunto de estrelas, gás e poeiras a que chamamos Via Láctea é hoje diferente do que foi num passado longínquo.

Desvendar esse passado e o modo como a Via Láctea evoluiu até ao que nos é dado observar no presente continua a ser um dos grandes desafios da astronomia moderna.

Se quisermos melhor compreender o passado da Via Láctea, torna-se imperativo medir com precisão as propriedades dos seus blocos constituintes, ou seja, das estrelas que a compõem e, em particular, as suas idades. Como em qualquer sítio arqueológico, aqui começa o intrincado trabalho da Arqueologia Galáctica.

Descubra com Tiago Campante, do IA e da Universidade do Porto, em que consiste o trabalho desta fascinante área da astrofísica.

Transmissão em direto

Assista, participe e coloque perguntas na transmissão em direto no canal do IA no YouTube.


Nota Biográfica

Tiago Campante concluiu o Doutoramento em Astronomia em 2012, durante o qual dividiu o seu tempo entre a Universidade do Porto e a Universidade de Aarhus (Dinamarca). Posteriormente, fez um pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido), onde permaneceu durante cinco anos.

Já em 2017, e após passagem como investigador pela Universidade de Göttingen (Alemanha), voltou à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto como Docente Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Tiago é especialista em física estelar, ciência exoplanetária e arqueologia galáctica, contando com mais de 150 publicações em revistas científicas da especialidade.

Desempenha ainda um papel a nível da coordenação científica em missões da NASA (TESS) e da Agência Espacial Europeia (PLATO e ARIEL) e foi agraciado pela Comissão Europeia, em 2018, com uma ação Marie Curie.


Receba os anúncios antecipadamente. Estes eventos são divulgados através da Newsletter IAstro e pode também receber os anúncios através do Facebook do IA, Twitter e Instagram.

Partilhe

Duração:

1h30

Videotransmissão

Transmissão online no canal do IA no YouTube.