PLOAD

Promover o desenvolvimento nos países de língua oficial portuguesa através da Astronomia.

Logotipo do PLOAD

Objetivos

Promover, nos países e comunidades de língua oficial portuguesa, a utilização da Astronomia e da exploração do Universo no desenvolvimento e na capacitação científica e tecnológica das nações, fomentando a tecnologia, a ciência e a cultura, três vetores fundamentais para o desenvolvimento.

O PLOAD foi criado em agosto de 2015 pelo Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional – UAI (Office of Astronomy for Development – International Astronomical Union), com o objetivo de implementar o Plano Estratégico da UAI.

Este plano evidencia o papel da Astronomia e da exploração do Universo – uma das aventuras mais significativas da nossa civilização – no desenvolvimento e na capacitação científica e tecnológica das nações, mostrando como se tornou uma porta de entrada única para a tecnologia, ciência e cultura, três vetores fundamentais para o desenvolvimento.

O PLOAD é coordenado pelo NUCLIO em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Até ao momento foram estabelecidas diversas parcerias em Portugal e nos diferentes países e comunidades de língua portuguesa, nomeadamente no Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique (ver lista completa de parceiros no website do PLOAD).

Website:

http://www.pload.org

Âmbito:

Internacional

Coordenação:

Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Financiamento:

União Astronómica Internacional (International Astronomical Union – IAU)