Astronomia e Design

Sensibilizar futuros designers para as oportunidades e especificidades da comunicação de ciência.

Imagem do projeto de Joana Santos

Imagem do projeto de Joana Santos, aluna do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media na FBAUL, representando em papel e LEDs as constelações do hemisfério celeste norte.

Objetivos

  • Produzir conteúdos educativos no âmbito do projeto Literacia em Astronomia, beneficiando das metodologias, competências e recursos de um mestrado na área do Design de Comunicação.
  • Familiarizar os estudantes de Design de Comunicação com:
    • as oportunidades de trabalho em comunicação de ciência;
    • as necessidades específicas da comunicação de ciência, como sejam a comunicação de informação complexa e a transferência de informação entre públicos de diferentes domínios.
  • Envolver futuros profissionais na produção da cultura material e visual da comunicação da ciência e da Astronomia em particular.

Alcance

Foram acompanhados os trabalhos de dez alunos de mestrado em Design de Comunicação e Novos Media. Um destes trabalhos evoluiu para uma tese de mestrado e numa proposta sólida de implementação a nível internacional.

Duas exposições, organizadas pela coordenação do mestrado e pelos estudantes, apresentaram estes e outros trabalhos num espaço central da cidade de Lisboa.

Este projeto, iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), surge no âmbito da produção de conteúdos educativos, gratuitos, em português e com alcance internacional, para o projeto Literacia em Astronomia, um projeto que visa definir objetivos globais de educação em astronomia para serem aplicados nos currículos escolares a nível mundial.

O projeto Astronomia e Design consistiu numa colaboração informal entre o IA e a coordenação do mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A comunicação de ciência e, em particular, o projeto Literacia em Astronomia, foram apresentados aos alunos e integrados no plano curricular do mestrado numa vertente optativa.

Durante as duas edições desta colaboração, o grupo de Comunicação de Ciência do IA acompanhou os trabalhos práticos de dez estudantes na produção de conteúdos educativos ou produtos de comunicação em Astronomia, expostos no final dos anos letivos em duas exposições públicas organizadas pelo mestrado.

Os trabalhos abordaram diversos formatos e temas. Entre os temas explorados pelos alunos encontram-se as constelações e o conhecimento do céu noturno, o ciclo de formação e evolução das estrelas, a origem e evolução do Universo e a relação entre Astronomia e as várias formas de arte, erudita e popular. Os formatos e suportes utilizados foram desde aplicações móveis e websites, até modelos conjugando papel e eletrónica.

Um destes projetos evoluiu para uma tese de mestrado, consolidando-se como uma proposta de produção de conteúdos educativos para disseminação gratuita a nível internacional.

Ler a notícia publicada pelo IA na inauguração da exposição do ano letivo 2016-2017.

Imagens da exposição
Vista geral da parte da exposição onde foram documentados os projetos realizados em colaboração com o IA.
Imagens da exposição
Projeto de Joana Santos
Âmbito:

Nacional

Coordenação:

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Coordenação do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa