Água no Universo: água em Marte

Créditos da imagem: NASA/JPL

Existe água em Marte, mas até recentemente acreditava-se que apenas na forma de vapor de água na atmosfera e na forma de gelo.

Em geral, a baixa temperatura e a baixa pressão atmosférica em Marte não permitem a existência de água líquida. No hemisfério de verão, parte do gelo na calote polar, nas regiões sombrias de crateras e em desfiladeiros, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso.

Listras escuras e estreitas visíveis nas paredes da cratera Garni, em Marte.
Listras escuras e estreitas visíveis nas paredes da cratera Garni, em Marte. Pensa-se que terão sido formadas pelo escorrimento de água salgada. Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Em setembro de 2015, porém, a NASA divulgou dados da missão Mars Reconnaissance Orbiter que evidenciam a presença sazonal de água líquida em Marte.

Os sais do solo marciano podem explicar este fenómeno. Durante a primavera e o verão, o gelo que se encontra no subsolo derrete e, através de fissuras no solo, escorre até à superfície na forma de água extremamente salgada. A elevada concentração de sais conserva-a no estado líquido pois reduz a sua temperatura de congelação para cerca de 70 ºC negativos.

Este processo poderá explicar as listras escuras que se formam ao longo de encostas, como na imagem ao lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *