100 anos da União Astronómica Internacional

Início das celebrações dos 100 anos da IAU durante a Assembleia Geral em Viena, Áustria, em agosto de 2018. Crédito: IAU/M. Zamani

Em 2019 celebram-se os 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), uma organização que tem por objetivo promover a Astronomia em todas as suas vertentes através da colaboração internacional.

O dia 28 de julho de 1919 é considerada a data da sua constituição. Neste dia, menos de um ano após o fim da Primeira Guerra Mundial, foram aprovados os estatutos do então Concelho Internacional de Investigação1, organismo criado com o intuito de promover a cooperação entre os vários países na investigação científica, agregando um conjunto de novas sociedades científicas internacionais2.

A União Astronómica Internacional esteve entre as primeiras destas sociedades, numa altura em que, na sua maioria, se constituíam sobretudo como academias ou concelhos científicos ao nível nacional dos países.

Para além da investigação, a União Astronómica Internacional promove a Astronomia através da divulgação, do ensino e do desenvolvimento humano.

Portugal aderiu à IAU cinco anos depois, em 1924, e hoje é nela representado através da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).

A IAU promove a Astronomia não apenas ao nível da investigação, âmbito no qual organiza encontros científicos e é responsável pela definição de constantes fundamentais da astronomia e da física, e pela definição de nomenclatura. É também a entidade responsável por atribuir os nomes a objetos celestes e a características na superfície de corpos do Sistema Solar3.

Mas para além da investigação, a União Astronómica Internacional promove a Astronomia também através da divulgação, do ensino e do desenvolvimento humano.

Crianças na Etiópia durante o evento 100 Horas de Astronomia.
Crianças na Etiópia durante o evento 100 Horas de Astronomia. Crédito: Mekbeb Tamrat

O Gabinete de Divulgação de Astronomia (Office of Astronomy Outreach), sediado no Observatório Astronómico Nacional do Japão, organiza e apoia eventos e atividades de divulgação da astronomia por todo o mundo.

O Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento (Office of Astronomy for Development), sediado na África do Sul, procura fazer uso das competências, infraestruturas e recursos já usados em astronomia, através das suas instituições e profissionais, para o desenvolvimento humano e para o benefício das sociedades4.

Este segundo gabinete tem nodos regionais e linguísticos. Existe um nodo para a língua portuguesa, o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD). É coordenado pelo NUCLIO em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Está em vias de ser criado um terceiro gabinete, o Gabinete de Educação em Astronomia, que pretende usar a astronomia para o ensino das ciências e das tecnologias em escolas por todo o mundo, assim como fomentar a criação de materiais educativos e a formação de professores.

Neste ano de 2019 vamos então celebrar, não apenas 100 anos de descobertas astronómicas, mas também o papel da Astronomia em todos estes aspetos.

Naturalmente que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço se associa à celebração através de várias iniciativas ao longo do ano. Uma delas consiste na rubrica “Estrelas que brilham no tempo”, em que recordaremos figuras importantes na história da astronomia dos últimos 100 anos. Esta rubrica será objeto de uma breve apresentação no início de cada uma das sessões das Noites no Observatório durante 2019.

1.  Em inglês, International Research Council, renomeado em 1931 para International Council for Sciences, e desde 2018 integrado no International Science Council. Fonte: https://council.science/about-us/a-brief-history