Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência 2020 – Webinar com investigadoras do IA

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2020

Será muito difícil estudar astronomia e astrofísica? E será que isso é para mim? Como tornar-me investigador(a)?

Nota: Se na rede de internet escolar não conseguir visualizar este vídeo, aceda à Plataforma das TIC, e solicite o levantamento da restrição, ou aceda ao youtube sem utilizar a rede escolar (utilizando dados móveis ou outro fornecedor de internet).


De acordo com as Nações Unidas, a nível mundial, menos de 30% dos cientistas são mulheres. Apesar de ao nível escolar as raparigas terem prestações semelhantes às dos colegas nas diversas áreas científicas, tendem a não optar por carreiras associadas às ciências, engenharias e tecnologias (STEM). Por ser um factor de desigualdade, com consequências na sociedade, as Nações Unidas decretaram o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) não podia deixar de se associar a este dia de celebração da ciência e das mulheres que fazem parte dela.

No dia 11 de fevereiro, às 14h30 (GMT), será realizado um webinar no canal de YouTube do IA com quatro investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Após uma pequena introdução sobre o seu percurso até se tornarem astrofísicas, a sessão será dedicada à interação com o público, estando aberta a questões colocadas via chat pelos participantes.

Será uma excelente oportunidade para os jovens e para o público em geral conhecerem melhor o trabalho que se faz em astrofísica em Portugal.

Investigadoras:

Gabriella Gilli

Íris Breda

Sandra Reis

Susana Barros

Moderação:

Catarina Leote (Grupo de Comunicação de Ciência do IA)

A sessão não requer inscrição prévia.

Registo vídeo da sessão no canal do IA no YouTube

 

Duração:

1h30

Videotransmissão

Poderá aceder ao webinar em direto aqui.