Star Party – Luar de Outono

Luar de Outono: uma noite sob o fascínio da Lua e da Astronomia

Continuando a celebrar os 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU) e os 50 anos da chegada da Humanidade à Lua, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), em parceria com a Unistellar, oferece um evento especial no Observatório Astronómico de Lisboa, a star party Luar de Outono.

A partir das 20h30 o público poderá observar a Lua e outros objetos no céu de outono com os telescópios do IA, o novo modelo de telescópio digital eVscope da Unistellar, ou trazer os seus próprios equipamentos, assim como poderá aproveitar as visitas guiadas ao observatório. A entrada é gratuita.

Observações astronómicas com telescópios

20h30-24h00

O céu noturno de outono oferece algumas constelações notáveis, como o Touro, o Pégaso, ou o Oríon. Mas a Lua, em quarto crescente, será o alvo preferencial para observar com os telescópios do IA. Traga a sua máquina fotográfica ou smartphone e venha fotografá-la, usando os nossos telescópios.

A empresa start-up Unistellar terá também disponível o protótipo do seu novo modelo de telescópio digital, o eVscope, que será lançado no início de 2020. Com um sistema de integração da luz do céu, permite observar objetos difusos do céu profundo.

Para além dos telescópios do IA, convidamos todos os participantes a trazerem os seus telescópios ou binóculos. A equipa do IA auxiliará nesta atividade, dentro das suas possibilidades.

Visitas ao Observatório Astronómico de Lisboa

21h00-22h30 (a cada 30 minutos, num total de quatro visitas)

Oportunidade para realizar uma visita noturna, e uma viagem no tempo, a um dos mais emblemáticos edifícios históricos da capital, o Observatório Astronómico de Lisboa, fundamental na história da astronomia portuguesa.

Notas importantes

  • A realização das observações astronómicas com telescópios está sujeita às condições meteorológicas. Aconselhamos todos os participantes a trazerem roupa e calçado confortável e quente.
  • O Instituto Superior de Agronomia (ISA), no qual o Observatório Astronómico de Lisboa está  inserido, cobra uma taxa de estacionamento na Tapada da Ajuda de 2€ por veículo (exceto motociclos). 

Duração:

3,5 horas

Entrada livre


Inscrição

As inscrições para as visitas guiadas ao edifício serão feitas no local, não existindo pré-inscrição para o evento. As inscrições estão limitadas ao número de vagas.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa