Palestra “Astronomia da Próxima Geração” no Encontro Nacional Ler+ Espaço

O Encontro Nacional Ler+ Espaço terá lugar no sábado, dia 11 de maio, às 14:00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O evento é de entrada gratuita e não requer inscrição.

 

No âmbito deste encontro, José Afonso, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, dará uma palestra sobre a Astronomia da Próxima Geração

Programa:

14h00 – 14h15 — Abertura
14h15 – 15h00 — Palestra “Astronomia da Próxima Geração” (José Afonso, IA)
15h00 – 15h20 — Intervalo
15h20 – 16h30 — Apresentação dos dez projetos finalistas
16h40 – 17h00 — Entrega de prémios e encerramento

 

Astronomia da Próxima Geração

A Astronomia atravessa hoje uma época de ouro de novas descobertas. Mas a revolução tecnológica que se aproxima promete trazer ainda mais revelações. Novas Terras, buracos negros, o nascimento da primeira luz do Universo e talvez mesmo a descoberta de outras formas de vida – tudo parece estar já no horizonte… 

Que instrumentos levarão a próxima geração de cientistas a perceber muito mais do Universo do que percebemos agora? Conheça alguns dos protagonistas desta nova era, telescópios poderosos que prometem colocar-nos muito mais perto do inatingível… 

Nota Biográfica

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, no Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal.

Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e despertar novas mentes para a Ciência.

 

O Encontro Nacional Ler+ Espaço representa o culminar da 1ª edição do projeto Ler+ Espaço (2918/19) no qual, tendo como contexto o Universo, as escolas foram desafiadas a desenvolver estratégias de leitura de natureza literária e científica, tendo por base a pesquisa e a leitura de textos variados e a sua transposição para formatos tridimensionais. Este encontro conta com a presença de professores e alunos das escolas selecionadas, que irão apresentar os seus trabalhos finais.

O projeto Ler+ Espaço resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2027, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Duração:

3

Entrada livre

Localização

Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Grande Auditório 3.2.14, Edifício C3,
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
Campo Grande, Lisboa
Saiba mais sobre o projeto Ler+ Espaço