Os “deuses romanos” no céu de julho: planetas ao telescópio

Aspeto do céu sobre Lisboa na direção sul a 27 de julho de 2018. Fonte: Stellarium (stellarium.org)

As inscrições nesta atividade encontram-se esgotadas.

Nesta noite de verão,  desfrute da vista noturna sobre o céu a sul, a partir do terraço do Teatro Romano, em Lisboa, na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Veja ao telescópio planetas que até hoje trazem o nome de deuses romanos: o planeta Júpiter e as suas maiores luas, Saturno, e também Vénus será visível no início da noite.

Nesta noite ocorre ainda um eclipse lunar total, pois a Lua ficará imersa na sombra da Terra durante cerca de 1h e 45m. Poderá apreciar a sua cor avermelhada até às 23h19, assim como ver em detalhe as crateras do nosso satélite natural.

Descubra por fim que as estrelas, muitas delas com nomes atribuídos pelos astrónomos árabes, não são todas iguais, e converse com investigadores do IA sobre as mais recentes descobertas no estudo do sistema solar.

Divulgação também no website do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

Notas:

  • A realização da atividade está sujeita a condições meteorológicas e atmosféricas favoráveis, que poderão ser só conhecidas no próprio dia até às 14h.
  • Recomendado a partir dos 3 anos.

Duração:

2 horas

Entrada livre


Inscrição

A participação nesta atividade, embora gratuita, está sujeita a inscrição junto do próprio Museu de Lisboa – Teatro Romano. Mais informações.

Localização

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Rua de São Mamede, Nº 3 A,
Lisboa