100 anos de espaço-tempo: Ondas gravitacionais – A sinfonia cósmica que abalou o mundo

Nas celebrações do eclipse solar total de 1919, participe numa noite de observações astronómicas, visitas guiadas a um observatório histórico e com uma palestra pública dedicada às ondas gravitacionais.

O dia 29 de maio marca o centenário das observações do eclipse solar total de 1919, em Sobral (Brasil), e na ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe), observações de que resultou a confirmação de uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein.

Esta teoria passou mais um teste em setembro de 2015, com a primeira deteção de ondas gravitacionais, e é a elas que é dedicada a palestra de Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) – “Ondas gravitacionais – A sinfonia cósmica que abalou o mundo”.

Todas as atividades são de acesso gratuito, no entanto, a palestra é limitada ao número de lugares disponíveis, e as visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado no local.

Organizado pelo IA, este evento faz parte da exposição E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse, enquadrada no projecto Eddington @ Sundy: 100 anos depois.

Programa:

21h30

Ondas gravitacionais – A sinfonia cósmica que abalou o mundo

por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

23h00

1º Visita Guiada ao Edifício Histórico

23h30

2º Visita Guiada ao Edifício Histórico

24h00

3ª Visita Guiada ao Edifício Histórico

21h30 – 00h30

Observações Astronómicas em contínuo ao longo da noite


Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) comemora os seus 100 anos de existência. O IA associa-se às celebrações juntando-se aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.

Duração:

3 horas

Entrada livre


Inscrição

A palestra é limitada ao número de lugares disponíveis.

As visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado no local.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa