À Descoberta de Outros Mundos

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.


À Descoberta de outros mundos

por Sérgio Sousa, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Nobel da Física de 2019 foi parcialmente atribuído à descoberta do primeiro planeta extra-solar. Desde 1995 o número de planetas extra-solares tem vindo a crescer fortemente, mas mais do que o número de novos mundos na nossa galáxia, é a diversidade de planetas que existe e que implicam uma revolução nas teorias da formação e evolução de sistemas planetários.

Nesta sessão das Noites no Observatório, vamos descrever os métodos usados com mais sucesso pelos Astrónomos para detetarem e caracterizarem os planetas extra-solares. Como são detetados? O que podemos saber sobre estes planetas tão longe de nós? Será dado um foco especial à missão CHEOPS da agência espacial europeia que foi lançada em dezembro e está neste momento em fase final de testes antes de começar as observações cientificas.

Nota Biográfica

Sérgio Sousa é doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. É investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço dedicando-se principalmente ao estudo de sistemas planetários.

O Sérgio está envolvido em grandes projeto de instrumentação em Astronomia, entre os quais, o ESPRESSO, no Very Large Telescope (Observatório Europeu do Sul – ESO); e na missão espacial CHEOPS da Agência Espacial Europeia (ESA). É desde 2018 o representante de Portugal no comité técnico e cientifico do ESO.

As Noites no Observatório são organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

Partilhe

Duração:

3 horas

Entrada gratuita


Inscrição

Apesar de ter acesso gratuito, a atividade requer uma inscrição obrigatória que é realizada exclusivamente online. Para se inscrever, aceda a esta página.

Atenção: De forma a garantir que o maior número possível de pessoas possa assistir às nossas atividades, e tendo em conta as desistências sem aviso prévio, serão solicitados por e-mail até dois pedidos de confirmação de presença no evento, por cada inscrição efetuada. A ausência de resposta até 48 horas após a receção de um pedido de confirmação de presença será tomada como uma desistência e a inscrição será cancelada. Por este motivo, esteja atento à sua caixa de correio eletrónico de modo a poder confirmar a sua participação nas atividades, quando lhe for solicitado.

Atenção: Deverá levantar uma senha de inscrição na porta do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva entre as 21:00 e as 21:25 no dia do evento. Após as 21:25, as senhas não levantadas serão atribuídas a pessoas inscritas em lista de espera e, por ordem de chegada, a pessoas sem inscrição.

Importante: 

A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.

A realização da palestra é independente das observações e as portas abrem meia hora antes do evento.

Receba os anúncios antecipadamente:

O tema da palestra e o programa são divulgados na segunda-feira da semana anterior ao evento. A divulgação é realizada através da página internet do IA, assim como da newsletter do IA. Pode ainda receber os anúncios através da página de facebook do IA assim como do grupo facebook das Noites no Observatório.

Localização

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Museu de Marinha
Praça do Império
Lisboa

Como chegar

De carro
GPS – 38.698140, -9.208919

De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201

De elétrico
15

De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir com o palestrante, colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).