Marte 2030: Sessão 4 – Para além de Marte

Ciclo Marte 2030, sessão 4

Depois de Marte, para onde queremos ir? Que outros lugares no Sistema Solar poderemos tentar habitar?  Testar a capacidade humana de viver fora do seu lugar de origem e explorar para lá de novas fronteiras são talvez as principais razões para irmos ainda mais longe. Terão as gerações futuras uma colónia à sua espera num dos exoplanetas que hoje estamos a descobrir?

Participe numa conversa com os investigadores Nuno Santos e Ricardo Louro, respetivamente do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Universidade do Porto, e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA). Moderação a cargo da jornalista Sara Sá (revista Visão).

No final da conversa haverá observações astronómicas com telescópios, sujeita às condições meteorológicas.

O ciclo Marte 2030 é uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA), e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Mais informação no website do CCB.


Nuno Santos é especialista na procura e no estudo de planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol, os exoplanetas. Constituiu em Portugal uma equipa que trabalha na pesquisa destes mundos distantes e que procura um planeta semelhante à Terra. É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Ricardo Louro é Químico Biológico e dedica-se ao estudo dos processos moleculares essenciais à obtenção e transferência de energia pelos seres vivos. Está a trabalhar para que se possa tirar partido da capacidade de bactérias para fornecer energia em condições extremas e inóspitas no nosso planeta, onde a electricidade tradicional não chega. É Investigador no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, onde lidera o Laboratório de Bioquímica Inorgânica e RMN.

Duração:

2 horas

Preço:

Bilhetes: € 2,5. Ciclo completo-4 sessões: €8

Localização

Centro Cultural de Belém
Sala Luís de Freitas Branco
Centro Cultural de Belém
Praça do Império
Lisboa

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o projeto Marte 2030