Lua Século XXI – O futuro de uma pegada com 50 anos

Os desafios colocados à criatividade e ao engenho humano transformam o inimaginável em algo possível. Pousar na Lua apresentou à espécie humana milhares desses desafios. Ao mesmo tempo, abriu novos horizontes de possibilidades.

Materiais do dia-a-dia, como os microcircuitos de computadores e telemóveis, ou diversos sistemas de cuidados de saúde, são fruto desse sonho de escapar à gravidade da Terra. Mas talvez o maior impacto tenha sido no nosso imaginário coletivo, pela imagem da Terra vista da Lua, e pela representação das viagens espaciais no cinema.

Chegámos à Lua! E depois?

Há 50 anos, a Humanidade pisou o solo lunar pela primeira vez. Incrível proeza do ponto de vista científico e tecnológico, as suas consequências estendem-se bem para além da ciência espacial. Desde a tecnologia que temos ao nosso dispor, à nossa perceção do planeta e do Espaço, muito mudou. Deixámos de estar confinados à Terra e abriram-se as portas para nos tornarmos uma espécie multiplanetária.

Junte-se a uma conversa com oito investigadores de áreas como a microbiologia, geofísica, ciências do desporto e astrofísica e descubra o que será que o futuro nos reserva.

Com Adriano Henriques (ITQB-NOVA), Alexandre Cabral (IA, FCUL), Daniel Marinho (UBI, CIDESD), Edson Oliveira (CHLN), Pedro Machado (IA, FCUL), Pedro Matos Soares (IDL, FCUL), Rui Agostinho (IA, FCUL), Rui Moura (FCUP) e moderação de Joana Lobo Antunes (IST).

Venha redescobrir a aventura da exploração espacial, explorar novos horizontes para além da Lua. No final, não perca a oportunidade de observar e tirar uma fotografia à Lua através de telescópios.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o iNOVA Media Lab e a Fundação Centro Cultural de Belém.

Duração:

3 horas

Preço:

A sessão tem um custo de 4 €.

Inscrição

Pode adquirir o seu bilhete no site do CCB.

Localização

Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1449-003 Lisboa

Como chegar

Transportes
Autocarros: 28 / 714 / 727 / 729 / 751
Elétricos: 15
Comboio: Linha Cais de Sodré/Cascais, Estação de Belém
Ligações Fluviais: Belém

Estacionamento
Parque 2 (Av. da India) e Parque 1 (Rua Bartolomeu Dias)
Lotação 366 lugares
Pisos 0, -1
Aberto todos os dias exceto a 25 de Dezembro
Das 8:00 às 24:00
Em dias de espetáculo encerra às 02:00

Mobilidade condicionada
Acesso ao público com mobilidade condicionada exclusivamente pelo Parque 2, PISO 0 | Av. da Índia
Linha de apoio (+351) 213 612 435

Coordenadas
38º41’45.65″N
09º12’27.07″O