Ignite IAstro – Sessão especial Conferência Academia Ciência Viva

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) realiza, no âmbito da primeira Conferência Academia Ciência Viva, uma sessão especial do Ignite IAstro em que apresenta investigação nacional na fronteira do conhecimento sobre o Universo.

Reunindo oito investigadores do IA em apresentações de 5 minutos cada, o formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo rápido e acessível, uma seleção de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal e muitas vezes liderada pelo nosso país em projetos internacionais.

Esta sessão especial segue o formato dos eventos da Digressão Ignite IAstro. Nesta digressão nacional, iniciada em 2016, o IA leva a investigação em Astrofísica e Ciências do Espaço às vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos, tendo já realizado 17 eventos em 15 distritos e na Região Autónoma dos Açores.


Programa

Atmosferas Planetárias

Pedro Machado

O que poderemos descobrir sobre as atmosferas planetárias com o efeito de estufa descontrolado em Vénus, ou a composição química da atmosfera Titã, lua de Saturno?

Uma vez este conhecimento reunido, os astrónomos poderão aplicá-lo no estudo da atmosfera de muitos dos planetas extrasolares que têm sido descobertos a orbitar outras estrelas, alguns deles potencialmente parecidos com a Terra.

Vénus: O Gémeo Falso

Ruben Gonçalves

Vénus é o planeta mais próximo da Terra e tem muitas semelhanças com o nosso planeta. Na mitologia romana, Vénus é a deusa que representa o amor, a beleza, a fertilidade e a prosperidade.

Mas será que este planeta é um destino apelativo para as férias de 2118?

Somos Feitos de Poeira das Estrelas

Elisa Delgado-Mena

De onde vieram os átomos que compõem o nosso corpo? O cálcio dos nossos ossos, o ferro no nosso sangue, o magnésio nos nossos músculos e quase todos os elementos químicos de que somos feitos foram produzidos por estrelas que hoje já não existem.

Foram estrelas que antecederam o Sol e a formação do Sistema Solar e sem as quais nunca se poderia ter formado a Terra. Em cinco minutos vamos saber o que temos em comum com as estrelas.

Galaxódromo

José Afonso

Galaxódromo é um autódromo de galáxias. Vou mostrar um pouco sobre o que é que nós sabemos sobre as galáxias, como é que pensamos que elas se terão formado e evoluído ao longo dos 14 mil milhões de anos que tem o Universo, e com que instrumentos as conseguimos estudar.

Dentro de um Enxame… de Galáxias!

Catarina Lobo

A maioria das galáxias não se encontra isolada no Universo: tal como a nossa Via Láctea, muitas pertencem a grupos ou a enxames de galáxias. No interior destas enormes estruturas, as galáxias sofrem vários processos que as transformam ao longo do tempo cósmico e alteram a sua forma e a sua capacidade para formar novas estrelas.

Nesta breve apresentação, vamos acelerar o tempo e ver a evolução das galáxias de enxame.

Turbilhões no Espaço-Tempo

Francisco Cabral

A teoria da Relatividade Geral de Einstein prevê que as estrelas e os planetas em rotação “torçam” o espaço-tempo à sua volta segundo um fenómeno chamado gravitomagnetismo.

Vamos explorar a missão Gravity Probe B que conseguiu medir o campo gravitomagnético da Terra e revelou o dinamismo do tecido do espaço-tempo tal como previam as equações de Einstein.

A Insustentável Leveza do Universo

Nelson Nunes

Vamos ver como são determinadas as abundâncias dos constituintes do Universo e o que significam para a sua evolução.

O Universo Dos Telescópios

Alexandre Cabral

O Telescópio é um dos instrumentos mais fascinantes criados pelo ser humano. Com ele foi possível alargar os nossos horizontes a limites inimagináveis.

Nesta palestra vamos falar de uma forma muito simples do funcionamento de um telescópio e mostrar imagens dos mais atuais telescópios existente no mundo, utilizados por muitos dos cientistas do IA.


Em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.

Pode acompanhar a digressão através da newsletter IAstro, e também no Facebook e no Twitter.

Duração:

1 hora

Preço:

Localização

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Auditório José Mariano Gago
Largo José Mariano Gago
1990-223 Lisboa
Saiba mais sobre o projeto Digressão Ignite IAstro