Ignite IAstro – Figueira de Castelo Rodrigo

Ignite IAstro - Figueira de Castelo Rodrigo

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Programa

Vénus: o gémeo falso
Ruben Gonçalves

Vénus é o planeta mais próximo da Terra e tem muitas semelhanças com o nosso planeta. Na mitologia romana, Vénus é a deusa que representa o amor, a beleza, a fertilidade e a prosperidade. Mas será que este planeta é um destino apelativo para as férias de 2119?

Júpiter e a tempestade perfeita
José Silva

Júpiter, o quinto planeta a contar do Sol, é um objecto dominante do nosso sistema solar. As suas enormes dimensões e características peculiares, bem como o hipnotisante padrão de nuvens, tornaram-no um grande foco de interesse.

Este é um convite para andarmos à deriva na atmosfera turbulenta deste gigante gasoso, levados pelos seus ventos rápidos em busca da tempestade perfeita.

Decifrar as mensagens das estrelas
Andressa Ferreira

As estrelas, apesar de muito distantes, conseguem dizer-nos muito através da sua luz, mas para entendermos o que elas têm a dizer, temos de interpretar a sua linguagem codificada.

Desafios e descobertas com ALMA
Ciro Pappalardo

O ALMA revolucionou a nossa visão do Universo. Graças à sua incrível precisão, o ALMA observou galáxias no início da sua vida, nos primórdios do Universo. Mais perto de nós, observou discos de gás e poeira à volta de estrelas jovens, onde se estarão a formar planetas, e surpreendeu-nos com a descoberta, em regiões de formação de estrelas, de moléculas importantes para a vida.

Vamos conhecer a história de um dos mais poderosos telescópios do mundo.

Os maiores buracos negros
Fernando Buitrago

Os buracos negros fascinam o mundo inteiro porque são o exemplo perfeito daquilo que não conhecemos, do limite, do extremo.
Onde estão e como são os maiores de entre estes gigantes?

O lado escuro da força
Tiago Barreiro

Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao “lado escuro”. Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério. Vamos dar um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.

Turbilhões no espaço-tempo
Francisco Cabral

A teoria da Relatividade Geral de Einstein prevê que as estrelas e os planetas em rotação “torçam” o espaço-tempo à sua volta segundo um fenómeno chamado gravitomagnetismo.

Vamos explorar a missão Gravity Probe B que conseguiu medir o campo gravitomagnético da Terra e revelou o dinamismo do tecido do espaço-tempo tal como previam as equações de Einstein.

No Espaço, mas com atitude
Elena Duarte

A atitude é o termo que designa a orientação de um veículo espacial no espaço. O sistema de determinação e controlo da atitude é um dos sistemas de maior importância em qualquer missão espacial.

O Espaço: a última fronteira
Mário Monteiro

O acesso ao Espaço abriu novas oportunidades aos Astrónomos, permitindo observar e estudar o Universo de formas que nos são inacessíveis a partir do solo. Portugal, através da Agência Espacial Europeia (ESA) também participa nesta aventura.

Iremos viajar pelos grandes projetos científicos da ESA, incluindo aqueles em que Portugal está envolvido, e que estão a abrir novas fronteiras do conhecimento em Astronomia e Astrofísica. O céu já não é o limite!


Em cada evento da Digressão Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada.

Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador fará uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens.

A sessão Ignite IAstro – Figueira de Castelo Rodrigo tem o apoio da Plataforma de Ciência Aberta, do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e da Universidade de Leiden (Países Baixos).

Pode acompanhar a digressão através da newsletter IAstro, e também no Facebook e no Twitter.

Duração:

1h 30m

Entrada livre

Localização

Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo
Largo Serpa Pinto, nº 22
Figueira de Castelo Rodrigo
Saiba mais sobre o projeto Digressão Ignite IAstro