IAstro Júnior – Uma Aventura à Procura de Extraterrestres

Será que existe vida fora da Terra? Porque é tão difícil de encontrar? Existirão no Universo outros planetas iguais ao nosso?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), Luisa Serrano (IA e FCUP), João Faria (IA e FCUP) e Daniel Folha (IA e CESPU) vão falar sobre o que é a vida, quais as condições necessárias para que ela exista e onde e como a poderemos encontrar fora da Terra.

Serão três intervenções curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Vai ser no dia 4 de maio, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, às 17h30.

Os participantes poderão igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva e da Rádio Miúdos.

 

Os investigadores:

Luisa Serrano

O meu nome é Luisa Maria Serrano e trabalhar no campo dos planetas e encontrar vida extraterrestre foi o meu sonho desde pequenina. Por isso, tinha o hábito de ler todos os artigos de divulgação sobre os planetas do Sistema Solar e sobre a missão da NASA, Kepler, com a qual o número de exoplanetas conhecidos aumentou para muito mais de 1000. Estudei Física na Universidade de Trieste, em Itália, onde tirei a licenciatura com uma tese em Astrobiologia: a ciência que estuda como a vida poderia aparecer fora da Terra, e fiz o mestrado em Astrofísica. Em 2015, mudei-me para o Porto para fazer o meu doutoramento em Astronomia, sobre a atividade estelar que pode ser um obstáculo na descoberta e descrição de exoplanetas. Ainda não concluí o meu percurso para me declarar cientista, mas já me sinto envolvida neste trabalho que oferece continuamente surpresas e resultados inesperados.

 

João Faria

O meu nome é João Faria. Tirei a licenciatura em Física na Universidade de Lisboa e depois mudei-me para o Porto onde fiz o mestrado e o doutoramento em Astronomia. Desde aí tenho andado à procura de planetas fora do Sistema Solar, e a estudar as suas estrelas. Gosto de resolver problemas, muitas vezes com a ajuda de computadores. Mas a minha principal motivação para ser cientista é a descoberta de coisas novas, fenómenos que nunca ninguém viu ou que ainda não são compreendidos.

 

Daniel Folha

Sou o Daniel Folha. Comecei a gostar de Astronomia ainda em criança e sempre me fascinaram aqueles pontinhos brilhantes que via no céu à noite: as estrelas! A certa altura decidi que queria ser Astrónomo! 🙂 Estudei Física e Matemática Aplicada (ramo Astronomia) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Depois fiz Mestrado em Astrofísica e logo a seguir doutoramento no Queen Mary and Westfield College da Universidade de Londres, no Reino Unido. Investiguei o comportamento de estrelas muito jovens, semelhantes ao Sol quando se formou. Ensino Física a estudantes da área das Ciências da Saúde e da Vida, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU. Sou comunicador de ciência no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, onde trabalho para que este espaço de divulgação e promoção da cultura científica e tecnológica possa prestar um bom serviço.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

A atividade é gratuita e para ser desfrutada em família – as crianças têm de estar sempre acompanhadas por um adulto.

É necessário fazer  RESERVA de bilhetes, que estará disponivel a partir do dia 22 de abril.

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Uma Aventura à Procura de Extraterrestres clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação de reserva, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 12h00 de dia 1 de maio 2019.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Uma Aventura à Procura de Extraterrestres no próprio dia, das 17h00 às 17h25.

– Após as 17h25, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Rua das estrelas S/N
4150-762 Porto

Como chegar

De carro
GPS: 41.150716, -8.638462

De autocarro (Paragem “Planetário”)
200, 204, 207, 209, 1M

Saiba mais sobre o projeto IAstro Júnior