IAstro Júnior – Mistérios dos Buracos Negros

O que sabemos dos buracos negros? O que é Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das galáxias? De que tamanho é o maior buraco negro já detetado?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, Francisco Lobo, Catarina Lobo e Rui Agostinho, vão falar do conhecimento atual sobre buracos negros, partilhar com os jovens as perguntas para as quais ainda procuram resposta e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.

São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Vai ser já no próximo dia 16 de junho, no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, às 17h30.

Os participantes podem igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva. A segunda edição IAstro Júnior conta também com o apoio da Rádio Miúdos.

Os investigadores:

Francisco Lobo

Olá sou o Francisco Lobo e estudo o Universo. Trabalho com modelos matemáticos. Em criança, queria ser futebolista, imaginem! Mas, tinha um fascínio pela ciência. Quando tinha uns 4 ou 5 anos, desmantelei um relógio caríssimo do meu pai para ver como funcionava; podem imaginar que ele não ficou lá muito contente… Estudei Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde também me doutorei, e continuei a minha investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências, continuo fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalho com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século!

 

Catarina Lobo

Chamo-me Catarina Lobo e sempre gostei muito de animais e de observar o céu. Na minha juventude, adorava ver o programa “Cosmos”, de Carl Sagan, na televisão. Quando tive de optar entre Biologia e Física, no 12º ano, acabei por escolher a segunda: as “patas” das galáxias fascinavam-me mais do que os bigodes das lontras! Estudei então Física/Matemática Aplicada na Universidade do Porto e depois rumei a França, onde fiz um Mestrado no Observatório Astronómico de Meudon e um Doutoramento no Instituto de Astrofísica de Paris. Continuei a investigar galáxias em Milão  durante dois anos, antes de regressar a Portugal, onde fiquei um ano no Observatório Astronómico de Lisboa. Hoje dou aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e faço investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, U.Porto, continuando a estudar os mistérios das galáxias.

 

Rui Agostinho

Sou um apaixonado pelo conhecimento! Brinquei muito com coisas que construí. Espreitei por telescópios e acabei por construir um com as minhas mãos. Fascinei-me com a tecnologia das viagens à Lua e a ciência que daí apareceu. Estudei muita física e matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) onde fiz a licenciatura e realizei o Doutoramento em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos. Sou professor no Departamento e Física da FCUL e sou investigador do IA onde estudo o impacto da radiação das supernovas sobre a vida na Terra, ao longo de milhões e milhões de anos. Sou um apaixonado por aprender todos os dias, e gostaria de chegar ao infinito… e mais além.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

 

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Mistério dos Buracos Negros clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação de reserva, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 12h00m de dia 14 de junho 2018.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Mistério dos Buracos Negros no próprio dia, das 17h00 às 17h25.

– Após as 17h25, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Praça do Império
1400-206 Lisboa

Como chegar

De carro
GPS – 38.698140, -9.208919

De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201

De elétrico
15

De comboio
CP – Comboios urbanos Lisboa-Cascais – Estação de Belém

De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)

Saiba mais sobre o projeto IAstro Júnior