IAstro Júnior – Mistérios das Galáxias

IAstro Júnior volta a Lisboa com “Mistérios das Galáxias”.

Qual é a maior galáxia do Universo? Como se formaram as primeiras galáxias? E a primeira geração de estrelas? Como nascem as estrelas e os planetas que constituem as galáxias? Por que razão os grandes telescópios são instalados no topo de grandes montanhas?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, Iris Breda, Fernando Buitrago e Alexandre Cabral, vão falar do conhecimento atual sobre galáxias, partilhar com os jovens as perguntas para as quais ainda procuram resposta e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.

São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Vai ser já no próximo dia 17 de março, no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, às 17h30.

Os participantes podem igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva. A segunda edição IAstro Júnior conta também com o apoio da Rádio Miúdos.

 

Os investigadores:

Iris Breda

O meu nome é Iris Breda. Estudei Engenharia do Ambiente em Aveiro e fiz o Mestrado em Astronomia na Universidade do Porto. Estou agora no meu último ano de doutoramento a trabalhar como investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A minha área de investigação é , especialmente, o estudo do bojo das galáxias espirais. Em criança adorava olhar o céu e ler ficção científica. As imagens do telescópio Hubble davam-me arrepios! Hoje estudo-as e não podia ser mais feliz por isso!

 

Fernando Buitrago

O meu nome é Fernando Buitrago. Sou espanhol e estudo as maiores galáxias do Universo no IA. Estudei nos telescópios das Ilhas Canárias, e depois estive vários anos no Reino Unido antes vir para Lisboa. A minha primeira lembrança da Astronomia é de quando tinha nove anos, e descobri o verdadeiro tamanho dos planetas, e quão pequena é a nossa Terra. Não conseguia parar de ler livros sobre isto! E também sobre dinossauros!

 

Alexandre Cabral

Chamo-me Alexandre Cabral e estudei Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tirei a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento. Durante os estudos apaixonei-me pela luz e por todos os fenómenos que a rodeiam. Hoje, para além de ensinar, faço investigação e ajudo a construir instrumentos astronómicos. Estes instrumentos permitem-nos olhar para o céu, analisar a luz que nos chega e perceber melhor este Universo que habitamos. Construir sempre foi o meu passatempo favorito … Quando era pequeno os LEGOS … Agora, mais crescido, os instrumentos astronómicos.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

A atividade é gratuita, no entanto é necessário efetuar a RESERVA de bilhetes.

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Mistério das Galáxias clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação, que irá receber dia 9 de março, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 23h59m de dia 13 de março 2018.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Mistério das Galáxias no próprio dia, das 17h00 às 17h25.

– Após esta hora, 17h25, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Praça do Império
1400-206 Lisboa

Como chegar

De carro
GPS – 38.698140, -9.208919

De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201

De elétrico
15

De comboio
CP – Comboios urbanos Lisboa-Cascais – Estação de Belém

De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)

Saiba mais sobre o projeto IAstro Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *