A Criar com Scratch! em 2019

A Criar com Scratch! em 2019

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço alia-se novamente ao Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) no Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch!

Esta iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências de programação, de raciocínio lógico, de resolução de problemas e de cooperação. Procura também estimular a atenção, a memória, a criatividade, o pensamento crítico, a autonomia e o relacionamento interpessoal contribuindo para o desenvolvimento das competências descritas no Perfil dos Alunos para Século XXI.

A Criar com Scratch! pretende igualmente despertar o interesse pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, promovendo a literacia digital juntamente com a literacia em Astronomia.

O concurso é dirigido a grupos de alunos do pré-escolar e ensino básico, de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal. Podem também participar grupos de alunos do mesmo ciclo de ensino que concorram acompanhados de um professor ou do Encarregado de Educação de um dos elementos do grupo. O concurso consiste  na conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH1.

Tema do concurso: O SISTEMA SOLAR

O concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Participa!

Consultar o  Regulamento.
Visitar a Página do Projeto.
Ver o  Cartaz.

1. SCRATCH é uma linguagem de programação concebida especialmente para jovens e é disponibilizada gratuitamente. Ver mais informação aqui.


Inscrição

Inscrições das equipas: a partir de 28 de novembro de 2018 – Inscreve-te aqui.

Outras datas importantes:

  • Envio dos trabalhos: de 1 de fevereiro a 1 de abril de 2019
  • Divulgação das equipas vencedoras: 1 de maio de 2019
  • Entrega de prémios: Dia 11 de maio – Scratch Day 2019.