Curso As Origens das Galáxias

As galáxias são as grandes estruturas do Universo, com uma variedade estonteante. Há 100 anos não conhecíamos estes “universos-ilha”, mas sabemos hoje que ocupam quase todo o Universo observável.

Este curso foca-se no conhecimento atual sobre a formação de galáxias, com particular atenção aos modelos e suas previsões, aos limites impostos pelas capacidades observacionais e às discordâncias entre observações e modelos. Venha explorar o mundo fascinante das galáxias mais distantes!

A Galáxia do Sombrero (M104). Créditos:  ESO/P. Barthel

Informações gerais

Duração

10 horas

Local

Instalações do IA no Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa

Datas

18 abril e 9, 16 e 23 maio 2020 (sábados, 1ª edição)
10, 17, 24 e 31 outubro 2020 (sábados, 2ª edição)

Horário

10h – 12h30 (1ª edição)
15h – 17h30 (2ª edição)

Valor da Propina

100 € (descontos aplicáveis)

Idade Mínima Aconselhada

10

Número de Participantes

8 – 25

Conteúdos

Aula nº 1 – Introdução às Galáxias

Aula nº 2 – Galáxias Próximas e Longínquas

Aula nº 3 – As Primeiras Galáxias: Modelos

Aula nº 4 – As Primeiras Galáxias: Observações

Poderá consultar o programa detalhado aqui.

INSCREVA-SE

 

Formador

José Afonso

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal. Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

O que dizem os alunos…

“Curso muito interessante e esclarecedor para quem se interesse pela matéria. O formador facilita imenso a compreensão de temas mais complicados.”

“Curso interessante para perceber as galáxias, os seus agrupamentos, a sua formação e evolução. É feito um estudo detalhado da análise espectral das galáxias.”