Curso As Origens das Galáxias na Era do Telescópio Espacial James Webb

As galáxias são as grandes estruturas do Universo, com uma variedade estonteante. Há 100 anos não conhecíamos estes “universos-ilha”, mas sabemos hoje que ocupam quase todo o Universo observável.

Este curso foca-se no conhecimento atual sobre a formação de galáxias, com particular atenção aos modelos e suas previsões, aos limites impostos pelas capacidades observacionais e às discordâncias entre observações e modelos. É uma versão atualizada do curso “As origens das galáxias”, considerando os mais recentes avanços na área. Venha explorar o mundo fascinante das galáxias mais distantes, à luz das novas descobertas do telescópio espacial James Webb!

A Galáxia do Sombrero (M104).
A Galáxia do Sombrero (M104). Créditos:  ESO/IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler and J.-E. Ovaldsen

Informações gerais

Duração

10 horas

Local

Instalações do IA no Edifício Leste do Observatório Astronómico da Ajuda

Datas

2, 9, 16 e 23 março 2024

Horário

10h – 12h30 (presencial, sábados)

Valor da Propina

100 € (descontos aplicáveis)

Idade Mínima Aconselhada

10

Número de Participantes

10 – 25

Conteúdos

Aula nº 1 – O que é uma Galáxia? A Via Láctea como ponto de partida

Aula nº 2 – Galáxias ao longo da história do Universo

Aula nº 3 – As Primeiras Galáxias: Modelos

Aula nº 4 – As Primeiras Galáxias: Observações na era do JWST

Poderá consultar o programa detalhado aqui.

INSCREVA-SE

Formador

José Afonso

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal. Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

O que dizem os alunos…

“Curso muito interessante e esclarecedor para quem se interesse pela matéria. O formador facilita imenso a compreensão de temas mais complicados.”

“Curso interessante para perceber as galáxias, os seus agrupamentos, a sua formação e evolução. É feito um estudo detalhado da análise espectral das galáxias.”