Atividades

Próximas atividades

Desde a noite dos tempos
Ciclo Aqui, no Universo

Na quarta e última conversa do ciclo “Aqui, no Universo”, Fábio Silva, da Universidade de Bournemouth, e Luís Tirapicos, de Ciências ULisboa, abordam a arqueoastronomia, a ciência que estuda os muitos sentidos que teve, ao longo do tempo, a expressão “compreender o Universo e o nosso lugar nele”.
Entrada gratuita

8ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira

A 8ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira irá reunir o maior número de telescópios para observar as estrelas mais de perto, e conta com a participação do IA.

Atividades anteriores

Maratona Messier 2024

Encontro de astrónomos amadores que conta com duas palestras de investigadores do IA.
Entrada gratuita

Para além da luz
Ciclo Aqui, no Universo

Na terceira conversa do ciclo “Aqui, no Universo”, Lara Sousa, do IA e Sofia Andringa, do LIP, sintonizam o Universo através de canais alternativos à luz, que complementam as imagens produzidas com os telescópios, e revelam histórias do Universo invisível que estão ainda por contar.
Entrada gratuita

Excesso de luz
Ciclo Aqui, no Universo

Na segunda conversa do ciclo “Aqui, no Universo”, Raul Cerveira Lima, do IA, e Martin Pawley, da Agrupación Astronómica Coruñesa Ío, conversam sobre a luz, os seus excessos, e modos simples de as pessoas, as instituições, a arquitetura e o urbanismo preservarem o nosso contacto com a noite.
Entrada gratuita

A Terra à luz de outros planetas
Ciclo Aqui, no Universo

Abrindo o ciclo “Aqui, no Universo”, na Culturgest, Pedro Machado, do IA, e Ricardo Trigo, do Instituto Dom Luiz, cruzam o estudo comparado das atmosferas que existem nos outros planetas com a suscetível e complexa variabilidade do clima na Terra.
Entrada gratuita

Ignite IAstro – Marco de Canaveses

Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar-nos numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo.
Entrada gratuita