IA leva a Astronomia às escolas

No ano letivo de 2019-2020, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) continua a levar a astronomia às escolas básicas e secundárias das regiões metropolitanas de Lisboa e do Porto, no âmbito do programa Cientificamente Provável.

Tendo em conta o aumento do número de solicitações em 2019-2020 por parte das escolas, o IA ampliou a sua oferta de atividades oferecendo mais duas oficinas para alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico: Instrumentos de Navegação Astronómica e Cria o teu ET, estando esta última integrada no projeto Help your Alien – A Solar System Game.

Este ano, foi também introduzida uma nova modalidade de atividade não presencial: um webinar com quatro investigadoras do IA, pela ocasião do Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência, celebrado no passado dia 11 de fevereiro.

Até à data, já foram realizadas oficinas e conversas com investigadores em quatro escolas, estando agendadas atividades com mais três. Quatro escolas da região do Porto e sete da região de Lisboa estão ainda em fase de desenvolvimento de parceria.

O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.