Aluno do PhD::SPACE ganha bolsa Humboldt

Benard Nsamba

Pela suas contribuições para a compreensão do interior das estrelas, e pelo seu desempenho académico, Benard Nsamba, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), recebeu uma prestigiada bolsa individual da Fundação Alexander von Humboldt , no valor de 100 000€. Esta bolsa será destinada a apoiar a continuação da sua investigação no Instituto Max Planck para a Astrofísica (MPA), em Garching, na Alemanha.

Durante o doutoramento, Benard Nsamba recorreu a dados de asterossismologia1 para conhecer a influência que a física das estrelas, tal como a conhecemos, tem sobre características físicas como a massa ou o diâmetro da estrela. Isto pode ser aplicado na caracterização com elevado detalhe das estrelas com tem planetas a orbitar à sua volta, e desses mesmos sistemas planetários.

Saber mais »


Notas

  1. A Asterossismologia é o estudo do interior das estrelas, através da sua atividade sísmica medida à superfície. Em sismologia, os diferentes modos de vibração de um tremor de Terra podem ser usados para estudar o interior da Terra, de forma a obter dados acerca da composição e profundidade das diversas camadas. De uma forma semelhante, as oscilações observadas à superfície de uma estrela também podem ser usadas para inferir dados sobre a estrutura interna e composição da estrela.