Design e Astronomia em exposição na Fabrica Features

Imagem do projeto de Joana Santos

Imagem do projeto de Joana Santos, aluna do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media na FBAUL, representando em papel e LEDs as constelações do hemisfério celeste norte.

São seis os projetos que aliam Design e Astronomia de entre os apresentados a partir de hoje numa exposição1 organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Debruçando-se sobre a comunicação de ciência e trabalhando em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), alunos do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media expõem agora projetos que abordam uma variedade de temas da Astronomia e em diversos suportes.

No âmbito mais vasto das propostas em exposição, desenvolvidas pelos alunos do mestrado e sob o mote the Data, the Web and the App, este subconjunto de seis projetos aborda a astronomia na sua relação com o quotidiano, confronta ciência e imaginação, ou explora a diluição de fronteiras entre velhos e novos suportes de comunicação. Aplicações móveis, papel, e LEDs foram alguns dos meios explorados.

Os trabalhos, em que os alunos tiveram a liberdade de escolher temas e suportes, surgiram no âmbito do Literacia em Astronomia, um projeto que visa definir objetivos globais de educação em astronomia para serem aplicados nos currículos escolares a nível mundial. O projeto Literacia em Astronomia é uma iniciativa conjunta do IA e da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, e conduzirá à produção de conteúdos educativos em astronomia.

Esta parceria do IA com o Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media pretendeu também oferecer aos alunos o contacto com as oportunidades e desafios em comunicação de ciência, nomeadamente a comunicação não-textual de informação complexa.

Imagens dos trabalhos expostos:

Imagens da exposição
Vista geral da parte da exposição onde foram documentados os projetos realizados em colaboração com o IA.
Imagens da exposição
Projeto de Joana Santos
Imagens da exposição
Projeto de Rita Rodrigues
Imagens da exposição
Sinopses dos projetos de Joana Pedreira (esquerda) e Isabel Franco (direita).

1. A exposição estará patente até 8 de julho na Fabrica Features, no último andar da loja da Benetton no Chiado, em Lisboa.